Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
HOME / Destaque / Em clima de cinema, TV UFG estreia sinal digital

Em clima de cinema, TV UFG estreia sinal digital

Evento também marcou o lançamento da nova identidade visual da emissora, mais dinâmica e moderna

Texto: Luiz Felipe Fernandes (Ascom UFG)
Fotos: Carlos Siqueira (Ascom UFG) e Jânio Alves (TV UFG)

Foi no melhor estilo “escurinho do cinema”, com direito a pipoca e refrigerante, que a TV UFG estreou seu sinal digital. Agora a emissora educativa e cultural, que abrange Goiânia e Região Metropolitana, é exibida no canal 15 em sinal aberto, com mais qualidade de vídeo e áudio. A cerimônia, realizada no Cine UFG na tarde desta segunda-feira (29/5), também marcou o lançamento da nova identidade visual da emissora, mais dinâmica e moderna.

O diretor-geral da TV UFG, Michael Valim, apresentou um histórico do processo de concessão de um canal de televisão à Universidade, que remonta à década de 60. Os esforços empreendidos desde então resultaram na criação da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), passando pela concessão do canal 14 analógico, que foi ao ar em dezembro de 2009. Já naquela época começou o planejamento para o canal digital, concedido em 2013 e que agora está no ar. “Este é um sonho coletivo e uma conquista da cidade de Goiânia”.

Michael Valim também destacou a produção de programas pela emissora, como o Enredo Cultural, o Viver Ciência e o Se Liga, além das parcerias com a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Rádio Universitária na produção do Conexões e do Momento Brasil, respectivamente. O diretor-geral da TV UFG lembrou ainda do empenho das pessoas que trabalham na emissora. “São cerca de 30 pessoas que desenvolvem um trabalho com muito carinho e responsabilidade”, destacou. Em homenagem aos funcionários, a diretora de produção da TV UFG, Vanessa Bandeira, entregou um placa de agradecimento ao gerente de Engenharia Thiago Moreira.

Trajetória
Os desafios e conquistas no processo de implantação e manutenção da TV UFG também foram lembrados pelo professor Uvermar Sidney Nince, responsável técnico do projeto. Ele explicou que o processo iniciado em 2009 ocorreu em três fases: a implantação do canal 14 analógico; a instalação do estúdio com vistas à formatação digital; e a montagem do parque de transmissores no Morro do Mendanha, incluindo a compra do terreno e a instalação da torre e da antena. “Estamos todos de parabéns. A UFG construiu a sua TV!”, comemorou.

O diretor-executivo da Fundação RTVE, Juarez Patrício, e o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Carlito Lariucci, que já dirigiu a entidade, ressaltaram a importância dos investimentos que permitiram que a emissora conquistasse espaço dentro e fora da Universidade. Eles também destacaram o empenho de servidores e colaboradores e a qualidade das produções da TV UFG.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, o sentimento é de dever cumprido. “A Rádio Universitária e a TV UFG foram criadas com muito esforço, com a consciência da importância da comunicação tanto para a comunidade externa quanto para a interna, servindo também como laboratório de ensino e pesquisa”. O reitor destacou que o projeto da emissora sempre fez parte de um planejamento prioritário, o que contribuiu para superar as dificuldades financeiras por que tem passado a Universidade nos últimos anos.

Nova marca
No evento também foi apresentada a nova identidade visual da TV UFG, criada pelo Laboratório de Inovação em Mídias Interativas (Media Lab). O coordenador do Media Lab, Cleomar Rocha, e o designer Kaiky Fernandez apresentaram marca, elaborada ao longo de seis meses.

A nova identidade busca traduzir os conceitos de tecnologia, diversidade e profissionalismo, dialogando com os diversos públicos da emissora. “Marca é mais que identidade visual, é mais que um elemento gráfico. Ela traz todo um ideário, todo um conjunto de valores da instituição”, explicou Cleomar Rocha. No aspecto gráfico, a nova identidade é funcional, podendo ser adaptada para diferentes usos e aplicada em diferentes plataformas.

Sobre tvufg

A TV UFG é uma emissora educativa e cultural, de concessão da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), que abrange a Região Metropolitana de Goiânia no canal 15.1 UHF (sinal aberto) e no canal 21 da NET-Goiânia.

Acesse também:

Confira o cronograma de reprises dos programas

Durante parte do mês de julho e agosto, alguns programas da TV UFG vão fazer …

Seja bolsista do NUCCA – TV UFG e do programa Viver Ciência!

O Núcleo de Criação de Conteúdos Audiovisuais da TV UFG (NUCCA-TV UFG) e o programa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *