Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
HOME / Destaque / Filmes brasileiros são destaque na programação desta semana

Filmes brasileiros são destaque na programação desta semana

Na semana de 19 a 20 de março, a TV UFG e a TV Brasil vão exibir filmes nacionais que retratam algumas das diversas faces do país. Na quarta-feira (22), “Narradores de Javé” conta a história de um pequeno vilarejo prestes a ser inundado pelas águas de uma hidrelétrica. No sábado (25), o documentário “Kátia” fala sobre a primeira travesti a ocupar cargo político no Brasil.

Narradores de Javé
Quarta-feira, dia 22, às 23h

Diante da possibilidade do desaparecimento da pequena cidade de Javé, os moradores se mobilizam de forma inusitada para impedir a instalação de uma hidrelétrica na região. Esse é o mote para “Narradores de Javé”, premiado longa de Eliane Caffé que a TV Brasil apresenta na quarta-feira, dia 22, às 23h. O drama traz no elenco grandes nomes da dramaturgia nacional como José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele e Gero Camilo.

O pequeno e pacato vilarejo de Javé se vê diante de uma repentina ameaça: pode ser inundado pelas águas de uma grande hidrelétrica. Diante da situação, a comunidade decide defender sua existência. Começam a redigir um dossiê para deixar registrados o que consideram ser os “grandes” e “nobres” marcos históricos do povoado e, com isso, justificar sua preservação.

Até então, ninguém se preocupara em escrever a verdadeira história de Javé. Os moradores são bons contadores de história, mas mal sabem escrever o próprio nome. Precisam, então, de um escrivão à altura do empreendimento. Escolhem Antônio Biá, personagem anárquico, de caráter duvidoso, porém o único que sabe escrever fluentemente. Apesar de polêmico, ele terá a permissão de todos para ouvir e registrar os relatos mais importantes que formarão a trama histórica do vilarejo. Mas nem sempre os habitantes concordam sobre qual, dentre todas as versões, deverá prevalecer na memória do povoado.

Ficha Técnica
Ano: 2003.
Gênero: drama.
Direção: Eliane Caffé, com José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Rui Rezende, Gero Camilo, Luci Pereira, Silvia Leblon, Nelson Dantas, Orlando Vieira, Roger Avanzi, Alessandro Azevedo, Mário César Camargo, Benê Silva, Maurício Tizumba, Henrique Lisboa, Maria Dalva Ladeia, Altair Lima.
Duração: 100 min.
Classificação: Livre.

Kátia
Sábado, dia 25, às 16h30

A TV Brasil exibe no sábado, dia 25, às 16h30,  o documentário ‘Kátia’. O longa conta a história da primeira travesti a ocupar um cargo político no Brasil. Kátia Tapety conquistou espaço na política e ocupou os cargos de vice-prefeita e vereadora de sua cidade Colônia do Piauí, com pouco mais de sete mil habitantes e que fica a cerca de 400 quilômetros da capital Teresina.
Personagem central do filme, Kátia Tapety nasceu em 1949, quando foi batizada com o nome de José. Kátia tornou-se a primeira travesti a ser eleita a um cargo político no Brasil. Exerceu mandato de vereadora em 1992, 1996 e 2000. Em 2004 foi eleita vice-prefeita da cidade.

O filme dirigido por Karla Holanda é resultado de 20 dias de convívio com ela no sertão piauiense. A produção recebeu o prêmio de melhor longa na 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul.

Ficha Técnica
Ano: 2012.
Gênero: documentário.
Direção: Karla Holanda.
Duração: 74 min
Classificação Indicativa: Livre

Sobre tvufg

A TV UFG é uma emissora educativa e cultural, de concessão da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), que abrange a Região Metropolitana de Goiânia no canal 15.1 UHF (sinal aberto) e no canal 21 da NET-Goiânia.

Acesse também:

Seja bolsista do NUCCA – TV UFG e do programa Viver Ciência!

O Núcleo de Criação de Conteúdos Audiovisuais da TV UFG (NUCCA-TV UFG) e o programa …

TV UFG exibe 6ª edição do Dia Mundial do Rock

No dia 13 de julho, às 22h, a TV UFG exibe mais uma edição do …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *